Qual o estado da adoção do digital na Europa?

A SAP avaliou o nível de adoção digital das empresas europeias e identificou as que mais estão a ganhar valor com a economia digital, designando-as como “Digital Winners”

Qual o estado da adoção do digital na Europa?

Os Digital Winners correspondem a 16% da totalidade das empresas inquiridas em todo o mundo pela Oxford Economics e a SAP. Ao examinar os Digital Winners na Europa, o estudo verificou que a liderança digital varia bastante de país para país: Alemanha (41%) e Espanha (22%) superam a média global, seguidos pela França (15%), Rússia (3%) e Reino Unido (1%).

“A digitalização tem trazido enormes mudanças para a força e local de trabalho e implica a transformação rápida das empresas”, afirma Mike Ettling, Presidente da SAP SuccessFactors. “O nosso estudo Leaders 2020 revelou que bastantes executivos, na Europa e noutras regiões do mundo, ainda não estão preparados para liderar com sucesso na era digital. Há uma oportunidade substancial para os líderes em toda a Europa adotarem esta noção de foco e conexão digital. Como líderes, devemos criar um ambiente onde as pessoas possam prosperar, permitindo-lhes tomar decisões rápidas baseadas em dados, reduzindo a complexidade e a burocracia, ao mesmo tempo que abraçam a diversidade e a inclusão. O digital não significa apenas adotar tecnologia, mas sim como criar uma cultura de inovação, onde os resultados exponenciais não são apenas possíveis, mas exigidos".

Quem são os Digital Winners? De acordo com a SAP, são empresas que têm uma maior propensão para aumentarem a diversidade na força de trabalho ao nível do quadro médio de gestão e revelam uma proporção ligeiramente maior de colaboradores do género feminino que outras empresas.

Na Europa, e na maioria das empresas, os níveis de diversidade não estão onde deveriam estar, mas são mais elevados nas empresas com uma liderança executiva de nível superior e forte desempenho financeiro. A média mundial dos Digital Winners que reportaram programas efetivos de diversidade foi de 39%, comparativamente com os 36% de todas as empresas em França, 33% na Rússia, 32% na Alemanha, 30% no Reino Unido e 23% em Espanha.

Praticamente todas as empresas europeias relataram uma proporção menor de executivos mais jovens comparativamente à média global. Enquanto a Rússia reportou uma percentagem mais elevada de gestores jovens em posições de liderança (33% versus 17% a nível mundial), Alemanha (16%), Espanha (6%), Reino Unido (5%) e França (1%) devem incluir nas suas prioridades a atração e o desenvolvimento de líderes millennials – incluindo-os também na tomada de decisão – para acelerar a transformação digital.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, os Digital Winners estão empenhados em desenvolver os seus colaboradores e, de facto, os colaboradores que trabalham em empresas com uma liderança progressista estão mais satisfeitos e comprometidos e, consequentemente, menos dispostos a sairem para uma nova posição, de acordo com o estudo.

Enquanto o Reino Unido (91%) e a Alemanha (87%) se comparam favoravelmente aos Digital Winners a nível mundial, em que 87% dos colaboradores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o trabalho; França (76%), Espanha (64%) e Rússia (32%) ficam claramente abaixo da média mundial.

No Reino Unido e na Alemanha os 75% dos colaboradores referiram mesmo que não abandonariam o seu emprego se recebessem outra oferta.

Mundialmente, 78% dos Digital Winners tomam decisões que são conduzidas por dados, em comparação com os 55% em todas as empresas. Enquanto alguns países europeus superaram os seus pares nesta categoria, incluindo a Alemanha (72%) e França (55%), a maioria das empresas europeias concordam com a necessidade da gestão em melhorar as competências de tomada de decisão.

“A desconexão com os executivos millennials é um sinal crítico de alerta para os líderes seniores e um dos que levanta outras preocupações suscitadas pelo estudo”, comenta Edward Cone, diretor adjunto do Thought Leadership na Oxford Economics. “O futuro está a bater à porta e ignorá-lo é perigoso para qualquer empresa".

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.