Mais de metade das empresas portuguesas planeiam a sua transformação digital

O estudo "Digital Transformation e os Desafios no Datacenter", realizado pela IDC Portugal com o apoio da Fujitsu Portugal revela que 87% das organizações portuguesas estão focadas na transformação digital

Mais de metade das empresas portuguesas planeiam a sua transformação digital

Entre os principais benefícios que as organizações nacionais encontram na transformação digital do negócio encontram-se a eficiência operacional, um relacionamento mais profundo com os seus clientes e a criação de novas fontes de receita.

"A exigência que a transformação digital traz ao negócio vai impulsionar ainda mais a procura de ferramentas de monitorização, automação e analítica nos centros de dados. A Fujitsu dispõe de soluções que permitem abraçar o crescimento do “universo digital” compreendendo que a multiplicação de equipamentos e utilizadores vai exigir a integração ágil mas também segura de sistemas legacy com serviços públicos de cloud computing, a incorporação de dados provenientes das redes sociais e da internet das coisas, para que a gestão da infra-estrutura facilite a analítica integrada do negócio e permita melhorar realmente a experiência dos clientes", refere Susana Soares, diretora da Marketing da Fujitsu.

Paralelamente, o estudo revela uma crescente dependência da infraestrutura tecnológica, com 72% das empresas a referirem que acreditam que a procura de recursos de TI vai aumentar. Em simultâneo, as organizações nacionais procuram melhorar a gestão dos centros de dados e acelerar a capacidade de resposta às necessidades do negócio.

Por outro lado, a crescente dependência das tecnologias de informação obriga a que a maioria dos responsáveis de centros de dados das organizações nacionais (50%) definam a continuidade de negócio como o principal desafio.

Assegurar a renovação tecnológica, nomeadamente através da adopção de serviços de cloud computing - mais de 46% dos inquiridos referem esta opção -, aumentar a produtividade das equipas de TI e assegurar a conformidade regulamentar constituem desafios adicionais que se colocam a estes responsáveis. Os dados recolhidos pela IDC Portugal evidenciam ainda que para além do crescimento significativo da procura de recursos do data center, a maioria das organizações antecipa um crescimento significativo das cargas relacionadas com Big Data e analítica de negócio.

Em relação ao crescimento da procura de recursos de TI pelos utilizadores, a maioria dos responsáveis dos centros de dados têm planos para aumentar (37%) ou aumentar significativamente (13%) a despesa relacionada com esta infra-estrutura nos próximos 5 anos. Automatizar as operações, assegurar a continuidade do negócio e adoptar serviços cloud computing são algumas iniciativas em curso nos centros de dados das organizações nacionais. O estudo demonstra ainda que cerca de 70% dos orçamentos de infraestruturas encontram-se alocados à manutenção - procurando essencialmente superar problemas de latência (referidos por 52% dos inquiridos) e inactividade relativa a falhas de sistema (40%).

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.