IDC e Axians avaliam maturidade do IT das empresas portuguesas

A Enterprise IT Transformation MaturityScape é a nova ferramenta de análise e avaliação do estado de maturidade do IT das empresas portuguesas desenvolvida pela Axians Portugal e pela IDC

IDC e Axians avaliam maturidade do IT das empresas portuguesas

Esta avaliação irá decorrer nos próximos meses e pretende desenvolver um conjunto de recomendações e boas práticas junto das mais de 140 empresas portuguesas convidadas.

O MaturityScape está assente em cinco categorias principais: desenvolvimento organizacional e gestão de talentos, sourcing e gestão de fornecedores, arquitetura corporativa, arquitetura corporativa, estratégia e inovação e gestão de serviços.

Para Pedro Faustino, diretor executivo da Axians Portugal, “o MaturityScape irá permitir às empresas participantes ter à sua disposição um benchmark à medida e um conjunto de recomendações e iniciativas a curto prazo que abrangem todo o domínio das disciplinas da gestão de IT”.

Esta ferramenta de benchmark – que decorre do estudo mundial “IDC Enterprise IT Transformation MaturityScape” conduzido pela IDC junto de 2000 maiores organizações mundiais – aponta para um nível de maturidade médio de 2,5 numa escala de 1 a 5.

Neste nível médio de maturidade, a inovação nas empresas resulta da visão de liderança para toda a organização, onde já se verificam: a adoção de serviços de IT-negócio híbridos, o foco na utilização de analítica de dados e outras tecnologias da terceira plataforma de IT para acelerar a inovação, e um ambiente de serviço contínuo e de melhoria dos processos.

“A experiência de research e advisory estratégico da IDC aliada ao conhecimento da Axians Portugal em soluções e serviços de ICT, permitiu desenhar uma ferramenta única para ajudar o CIO no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de IT alinhada com as necessidades do negócio e com os requisitos de transformação digital”, refere Gabriel Coimbra, country manager da IDC.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.