Fujitsu impulsiona digitalização de serviços de saúde na Finlândia

A Fujitsu está a desenvolver um registo unificado de pacientes dos serviços de saúde e um ERP em Helsínquia, parte integrante de um projeto de transformação digital, denominado ‘Apotti’

Fujitsu impulsiona digitalização de serviços de saúde na Finlândia

O projeto Apotti resulta da cooperação entre os municípios de Helsínquia, e das suas áreas periféricas de Vantaa, Kirkkonummi e Kauniainen, e o centro hospitalar de Helsínquia e Uusimaa (HUS). O seu objetivo é criar um programa de prestação de cuidados de saúde unificado que gira os registos dos pacientes e os dados clínicos, para permitir que a região adote um modo de prestação de cuidados de saúde mais baseado em dados e provas.

O Apotti irá também agilizar e simplificar a infraestrutura de TI existente na região, substituindo a maioria dos sistemas atualmente utilizados por um único sistema Apotti quando o mesmo estiver a funcionar em pleno no final de 2018. O novo sistema irá melhorar a qualidade dos cuidados na região através da eliminação das desconexões entre os serviços de prestação de cuidados de saúde e os serviços de segurança social.

Profissionais de saúde nos 29 hospitais da zona, dos 40 postos de saúde e dos 50 gabinetes de segurança social vão ter acesso à mesma informação em tempo real dos pacientes, o que lhes permitirá coordenar de forma mais eficaz o apoio a idosos, crianças ou pessoas com doenças mentais ou problemas de dependência de substâncias. Os cerca de 1,6 milhões de residentes na região – cerca de 30% da população da Finlândia – irão beneficiar não só de um acesso melhorado a cuidados de saúde, mas também de serviços online como a confirmação de consultas ou o pedido de renovação de receitas.

“Este projeto é o primeiro do seu género, o que significa que pudemos desenhá-lo de raiz, com base na melhor combinação possível de tecnologias, sem termos de nos preocupar com a infraestrutura legada. A Fujitsu fornece não só um modelo de infraestrutura que nos dá a melhor relação possível entre preço e flexibilidade, como também os mais elevados níveis de disponibilidade e segurança, que são cruciais para um sistema de prestação de cuidados de saúde eficiente. Prevemos melhorias significativas nos cuidados como resultado da integração dos múltiplos sistemas de saúde da região e estamos confiantes de que temos os alicerces certos para a infra-estrutura, tanto para o lançamento como para escalar, uma vez que o Apotti deverá vir a abranger novos municípios na zona de Uusimaa”, comenta Hannu Välimäki, diretor executivo da Oy Apotti Ab.

O portfólio de managed services da Fujitsu foi desenvolvido para fornecer às organizações uma infraestrutura de TI robusta mas ágil, que lhes permita otimizar os orçamentos para tecnologia através da eliminação da necessidade de implementar e manter o seu próprio equipamento de infraestrutura.

As soluções são criadas em co-criação com os clientes, ou seja, trabalhando de perto com eles para perceber as suas necessidades específicas atuais e futuras de modo a desenhar e implementar a solução mais adequada. A implementação de infraestrutura dedicada Apotti inclui um extenso portfólio de serviços Fujitsu, incluindo Platform-as-a-Service (PaaS), Infrastructure-as-a-Service (IaaS), monitorização e serviços de suporte TI, além de serviços de segurança avançados para proteger os dados sensíveis na área da saúde.

“Os nossos serviços dedicados de managed infrastructures estão desenhados para garantir a máxima fiabilidade e flexibilidade ao Apotti por um custo mensal previsível. Ao permitir que a Fujitsu implemente e gira a sua infraestrutura, a Oy Apotti Ab fica liberta para se concentrar na prestação dos melhores cuidados de saúde possíveis aos seus utilizadores, em vez de gerir a tecnologia que usa. Nós inovamos e desenvolvemos os nossos serviços continuamente, o que significa que o sistema Apotti terá sempre ao seu dispor os melhores serviços e infraestruturas”, refere Conway Kosi, vice-presidente sénior e responsável pelos Serviços de Infraestruturas Geridas da Fujitsu EMEIA.

A implementação do contrato de managed services com a Apotti já começou e a disponibilidade total do sistema unificado de registo de pacientes do serviço de saúde está prevista para finais de 2018.

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