Expetativas dos clientes 'empurram' empresas para o digital

Crescentes expectativas digitais de clientes e cidadãos impulsionam o investimento em tecnologia, conclui o estudo Client Global Insights 2017 da CGI

Expetativas dos clientes 'empurram' empresas para o digital

A CGI apresentou o seu estudo anual Client Global Insights de 2017, o qual demonstra a crescente urgência entre as empresas e os líderes tecnológicos para operar a transformação digital de modo a responder às expetativas digitais dos clientes e cidadãos. Os resultados apresentados também revelam que as organizações se encontram num ponto de transição na sua transformação digital, com os líderes a transitarem do planeamento para a execução das suas estratégias digitais. 

O estudo "2017 CGI Client Global Insights" inclui conclusões de conversas presenciais com mais de 1,300 líderes empresariais e tecnológicos num universo de 10 indústrias e 17 países para identificar as tendências que afetam as suas organizações e as implicações para o negócio.

O relatório aponta três tendências. A primeira passa por uma maior urgência em tornar as organizações digitais, para responder às crescentes expetativas dos clientes, referido por 85% das empresas auscultadas, versus 71% em 2016. A maioria dos líderes já está a digitalizar os pontos de contacto e a implementar soluções de analytics para conhecer melhor os seus clientes e otimizar o seu negócio.

Por outro lado, verifica-se a necessidade de proteger a organização dos crescentes riscos de ataques informáticos (sobe para 74%, versus os 62% registados em 2016). À medida que os requisitos para se tornarem mais digitais se intensificam, também a importância da cibersegurança aumenta, com este ponto a ser considerado de diferenciação.

A última tendência diz respeito a um foco nos crescentes requisitos regulatórios, identificado por 62% dos participantes, versus os 51% de 2016. Em especial, os líderes relatam que a regulação de privacidade dos dados tem um alto ou muito alto impacto nas suas organizações. 

“As conclusões deste ano demonstram uma clara e acelerada necessidade para que os líderes em todas as indústrias que servimos se transformem para responder às necessidades digitais e às expectativas dos seus clientes e cidadãos”, afirma George D. Schindler, presidente e CEO. “À medida que as tendências se tornam mais pronunciadas, os líderes transitam da exploração para uma estratégia de mobilização em toda a organização – com 40% a terem uma estratégia digital transversal a toda a organização, uma subida face aos 12% registados em 2016”. 

Para alimentar a aceleração digital dos líderes, o papel dos dados assumiu um papel central, com 80% dos clientes a investir em advanced analytics para otimizar e crescer os seus negócios. Adicionalmente, os clientes estão também a investigar e experimentar rapidamente com tecnologias digitais, incluindo a automatização e inteligência artificial. No entanto, 81% dos executivos referem que a cultura e o talento – e capacitar o colaborador digital – constituem o principal desafio para se tornarem digitais. 

“De forma geral, o ritmo e abrangência da mudança têm vindo a acelerar. Os líderes de negócio e tecnológicos têm vindo a fazer investimentos para se tornarem organizações orientadas por dados para melhor otimizar o seu negócio atual e para desenvolver novos modelos de negócio, produtos e serviços digitais. Também se encontram a experimentar um leque de modelos organizacionais para se tornarem mais ágeis em toda a organização”, afirmou Mike Keating, Senior Vice-Presidente de Global Marketing e IP Strategy da CGI, e o executivo responsável pelo estudo Client Global Insights da CGI. “O que é importante relevar é que estas conclusões são mais do que meros dados. São o resultado de conversas aprofundadas com os nossos clientes que resultam em dados acionáveis para liderar as suas futuras estratégias e, de forma similar, continuar a definir os investimentos que efetuamos”. 

Nota: Embora esta nota de imprensa partilhe os dados globais do Client Global Insights da CGI, é importante referir que os líderes experienciam a transformação no contexto da sua indústria. Para agendar uma conversa com um representante da CGI e saber mais sobre os CGI Client Global Insights industry reports, agradecemos que nos contacte. 

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.