Ericsson e Altice formam parceria para o 5G

A parceria entre as duas empresas centrar-se-á na análise e na compreensão dos cenários de utilização para o 5G, e na liderança conjunta de projetos de investigação e desenvolvimento que vão envolver testes de campo a tecnologias, produtos e serviços 5G

Ericsson e Altice formam parceria para o 5G

Esta parceria contempla a instalação de um laboratório 5G em Aveiro, Portugal, onde a Altice Labs está sediada. O laboratório irá efetuar atividades de investigação e desenvolvimento, e realizar provas-de-conceito, experiências e demonstrações.

Um dos principais objetivos desta colaboração é a definição conjunta dos requisitos e dos cenários de implementação para sistemas wireless 5G, e das estruturas base 5G baseadas numa arquitetura de rede virtualizada. A Altice Labs é o centro de inovação da Altice Group. Atualmente, mais de 200 milhões de pessoas, em mais de 35 países, beneficiam das soluções criadas em Portugal. Foi criado com base num histórico de 66 anos de experiência tecnológica no setor das telecomunicações.

“Acreditamos que um ecossistema de parcerias fortes é o que marca a diferença no atual mundo tecnológico. A PT já tem uma relação de longo prazo com a Ericsson. Juntos, e partilhando o mesmo compromisso, vamos definir as tendências e desenvolver soluções inovadoras. Esta parceria de investigação que traça o caminho para o 5G reforça este espírito. Queremos estar sempre na linha da frente para oferecermos aos nossos clientes as melhores soluções e produtos”, refere Paulo Neves, Chief Executive Officer e presidente do Conselho de Administração da PT Portugal.

O 5G registou uma evolução significativa durante 2016 com conquistas na área da normalização, dos cenários de utilização na indústria, testes de campo reais, grandes esforços em I&D, e várias parcerias de colaboração transversais a várias indústrias. 2017 tem sido apontado como um ano decisivo para o 5G.

O arranque das subscrições da tecnologia 5G terá início em 2020, e as estimativas apontam para uma adesão mais rápida que aquela registada aquando do lançamento do 4G. O desenvolvimento do 5G está a ser promovido por novos cenários de utilização que irão influenciar não só os consumidores, mas também as indústrias. As novas aplicações e cenários de utilização para o 5G, incluem automóveis mais seguros e com condução automática, robôs controlados remotamente, drones com suporte para feedback tátil e acesso wireless fixos – que vai concorrer com a capacidade da fibra – no mercado residencial.

“A Ericsson conquistou avanços significativos e encorajadores na normalização do 5G em 2016, com cenários de utilização na indústria e testes de campo reais. Com a disponibilização comercial desta tecnologia estimada para 2020, a investigação 5G da Ericsson vai focar-se cada vez mais na criação de colaborações com os operadores e parceiros da indústria, e na colocação de toda a investigação em prática com testes reais nas redes dos operadores, algo que nos vai permitir recolher informações muito importantes. Acreditamos que este acordo de colaboração com a Altice Labs vai criar os alicerces para o desenvolvimento e aceleração conjunta de toda a viagem rumo ao 5G”, reforça Nunzio Mirtillo, responsável máximo da Ericsson para a região Mediterrânica.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.