Cloud: empresas adotam IaaS para inovar

Segundo um novo estudo da Oracle, apesar das perceções negativas, erigidas em torno da segurança, da complexidade e da perda de controlo constituírem ainda barreiras à adoção da cloud, a verdade é os benefícios que podem ser alcançados com a mudança para o IaaS está a alterar esta mentalidade

Cloud: empresas adotam IaaS para inovar

De acordo com a Oracle, dois terços das empresas inquiridas (66%) revelaram que já estão a utilizar o IaaS de alguma forma e que este contribui para facilitar a inovação. O mesmo número de inquiridos adiantou que a migração para o IaaS permitiu encurtar significativamente o tempo de disponibilização das novas aplicações ou/e serviços. Adicionalmente, 64% afirmou que o IaaS contribuiu para reduzir os atuais custos de manutenção de forma muito substancial e 59% dos inquiridos acredita que as empresas que não investem em IaaS cada vez se debatem com maiores dificuldades para conseguirem acompanhar o ritmo diário que é exigido pelo mundo empresarial.

O estudo também revela que os utilizadores que já experimentaram o IaaS estão duas vezes mais inclinados a acreditar que este pode oferecer níveis de desempenho de topo no que diz respeito à disponibilidade, ao tempo de atividade e à velocidade, do que os inquiridos que nunca o utilizaram. Ainda que alguns receiem que a migração para o IaaS possa ser complicada, 64% dos utilizadores que já experimentou o IaaS referem que a transição foi bem mais fácil do que esperado.

A maioria dos inquiridos está de acordo no que diz respeito ao papel fulcral que o IaaS irá ter dentro de 3 anos: 44% revela que irá operar a totalidade ou a maioria das suas infraestruturas de TI dos seus negócios em IaaS.  Apenas 10% dos inquiridos afirmou acreditar que o IaaS irá ter papel diminuto ou nulo no seu negócio dentro de 3 anos.

“Na adoção da cloud sempre houve um desfasamento entre as perceções e a realidade. A cloud continua a ser algo relativamente desconhecido para a maioria das empresas e por isso continua a haver algumas perceções totalmente ultrapassadas sobre este novo paradigma. Em simultâneo, as empresas que enveredaram pela adoção do IaaS testemunham elevados níveis de satisfação e sucesso, estão a alcançar poupanças muito significativas, a reduzir a complexidade das TI e tornaram-se capazes de imprimir um novo impulso à inovação nos seus negócios. Os resistentes à adoção precisam de desafiar as falsas perceções que os paralisam porque quanto mais tempo deixam passar mais são ultrapassados pelos seus concorrentes que já o fizeram”, revela Hugo Abreu, country manager da Oracle Portugal.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.