Cisco renova soluções de redes com capacidades de análise preditiva e de verificação

As inovações de software apresentadas pela Cisco refletem grandes avanços no modelo matemático e na análise contextual, acelerando a estratégia a sua para reinventar a rede para a nova era digital

Cisco renova soluções de redes com capacidades de análise preditiva e de verificação

As novidades introduzidas pela Cisco- incluídas na capacidade de verificação ou assurance - têm como principal objetivo ajudar os departamentos de TI a modificarem a sua aproximação de reativa a proativa. Prometem ainda reduzir 43% do tempo gasto atualmente com resolução de problemas, tornando, por sua vez, as operações de TI mais proativas, ágeis e automáticas.

Nos últimos anos, o crescimento exponencial de dispositivos, a adoção da Cloud e a evolução incontrolável das ciberameaças, levaram à imposição de novos requisitos no momento de criar e gerir as redes. A visão da Cisco consiste em criar uma rede que se antecipe aos problemas operacionais, que impeça os ciberataques e que continue a aprender, a adaptar-se e a proteger-se constantemente. Para alcançar tudo isto, a Cisco está a impulsionar a introdução da intent-based networking, transformando toda a rede, desde os data center, aos campus, às sucursais e ao extremo da rede.

Deste modo, no data center, a inovação está alocada ao Cisco Network Assurance Engine, que utiliza uma verificação contínua de toda a rede para ajudar a manter o funcionamento dos negócios como é pretendido, inclusive à medida que a rede se modifica de forma dinâmica. Nas redes dos campus e das sucursais, o Cisco DNA Center Assurance proporciona um novo nível de conhecimento e de visibilidade, de modo a reduzir significativamente o tempo e o dinheiro gasto pelo departamento de TI a resolver problemas, através de ambientes com e sem fios.

E, para as organizações com operações de TI distribuídas, o Cisco Meraki Wireless Health reduz o tempo “morto” utilizado na resolução de problemas de wireless, através da capacidade analítica e de conhecimento avançada.

O portfólio de intent-based networking da Cisco representa uma mudança entre os métodos manuais tradicionais que consomem muito tempo e os que normalmente são utilizados para gerir as redes. As redes autoadaptáveis com base na intenção (intent-based) interpretam e traduzem as necessidades de negócio em políticas de rede, e ativam-nas através da infraestrutura. Com a introdução das capacidades de verificação (assurance), podem agora controlar continuamente se a rede está a funcionar como pretendido.

Nas redes do data center, a Cisco quer facilitar a verificação permanente através do Cisco Network Assurance Engine. Ao combinar modelos matemáticos precisos da rede com mais de 30 anos de conhecimento adquirido, a Cisco proporciona às equipas de TI a capacidade de descobrirem instantaneamente quando e porque razão a rede não está a agir como pretendido, oferecendo então sugestões para a resolução do problema.

Esta visibilidade permite aos departamentos de IT prever o impacto das mudanças e realizar de alterações à rede mais rapidamente e com maior segurança, detetando os erros de configuração manuais antes que originem problemas; verificar continuamente o comportamento da rede, eliminando as interrupções de serviço e as vulnerabilidades da rede, analisando continuamente o estado de toda a rede; e reduzir riscos, garantindo que as políticas de segurança se aplicam de forma consistente através da rede, e assegurar que as políticas cumprem com os requisitos de negócio diariamente.

Com o Application Centric Infrastrucure (ACI) e o Tetration, a Cisco oferece a capacidade de interpretar a intenção das aplicações, traduzi-la e ativar essas políticas através da rede. Neste momento, com o Network Assurance Engine, a Cisco oferece o último elemento do intent-based networking - a verificação da intenção.

Nos campus e nas sucursais/escritórios remotos, a Cisco permite converter tudo “num sensor” e agregar inteligência desde a rede, das aplicações, dos dispositivos e dos objetos de modo a proporcionar ao departamento de TI um contexto total do que está a acontecer. Estas capacidades reduzirão significativamente 43% do tempo gasto pelas equipas de TI à resolução de problemas e à otimização da experiência dos colaboradores e dos clientes.

Apoiando-se numa capacidade analítica avançada da rede e num mapa rico em dados contextuais, o Cisco Services oferece também novos serviços para auxiliar os clientes a otimizar a implementação das novas soluções de verificação. Desde serviços de consultoria e implementação até à otimização e serviços geridos, a Cisco e os seus parceiros estão a ajudar as organizações a acelerar a sua evolução para verdadeiras redes auto adaptáveis às necessidades de negócio.

“A rede nunca foi tão importante para o sucesso dos negócios. Estamos a reinventar a rede desde o princípio para proporcionar uma plataforma inteligente e segura para os negócios digitais. Hoje, estamos a dar um grande passo nessa direção com inovações na rede baseada na intenção, criadas para proporcionar análise contextual e capacidades de verificação que ajudaram às equipas de TI a passarem de reativos a proativos”, comenta David Goeckeler, vice-presidente executivo de Redes e Segurança na Cisco.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.