CIOs têm papel fundamental na criação de uma Estratégia Digital

Todas as organizações necessitam de uma estratégia digital e, de acordo com a Gartner, é o papel do CIO desenvolver o ecossistema organizacional de modo a impusionar as empresas a enfrentarem grandes desafios

CIOs têm papel fundamental na criação de uma Estratégia Digital

A Gartner expôs a sua visão sobre o papel dos CIO e deu a conhecer algumas medidas fundamentais para que estes profissionais utilizem as suas capacidades a nível das plataformas digitais para assumirem uma função de liderança.

“Os CIOs têm de entender que as antigas estratégias organizacionais não vão permitir a transformação digital”, Don Scheibenreif, vice president analyst, Gartner. 

Para a analista, o futuro da estrutura organizacional será cross-functional e bimodal, ou seja, a habilidade de gerir dois estilos de trabalho separados, embora coerentes: um focado na previsibilidade e outro na exploração.

“Acabem com todos os hábitos que inibam uma liderança bimodal”, reforça Don Scheibenreif. “Tornem o IT bimodal num processo contínuo, não apenas num único conjunto de projetos, mas sim uma disciplina contínua”.

Esta visão foi partilhada no Gartner Symposium/ITxpo, a decorrer até ao dia 10 em Barcelona, Espanha, e onde cerca de 6 mil CIOs e líderes de IT foram desafiados a desenvolver a sua “beginner’s mind” e a basearem-se menos em práticas obsoletas. “Os verdadeiros líderes criam diversidade de equipas além de estabelecerem diversidade cognitiva na sua equipa”, salienta Don Scheibenreif. “A diversidade cognitiva numa equipa traz novas formas de pensamento e cria resultados disruptivos que são uma parte crucial de uma estratégia de negócio líder”.

As plataformas digitais permitem que as empresas persigam modelos de negócio que tragam consigo tanto múltiplos compradores como vendedores. “Os ecossistemas de negócio não são apenas para empresas digital-only ou organização de grande escala”, comenta Mark Raskino, vice president e Gartner Fellow. “Todas as empresas irão competir enquanto uma parte do ecossistema de negócio”.

À medida que os produtos e os serviços se tornam mais digitais, mais objetos físicos se conectam com plataformas tecnológicas que são controladas, e monitorizadas, por software. 

“As organizações estão a digitalizar tudo aquilo que utilizamos- appliances, automóveis, hospitais, métodos de pagamento, e muito mais”, indica Mark Raskino. “Os gigantes do digital, tais como a Apple, Google e Tencent, irão pegar nos seus próprios modelos de ecossistema de negócio que desenvolveram em áreas como o e-commerce, música, apps e busca, e expandirem-se para o mundo conetado que todos criámos coletivamente. Eles planeiam fazer do mundo físico uma extensão do mundo digital- em torná-lo num mundo controlado por eles”.

A vida ficará assim mais complicada para a maioria das empresas. Segundo a Gartner, as organizações terão de decidir se trabalharão com os gigantes digitais ou se preferem enfrentá-los. A maioria das empresas de consumo deverá escolher trabalhar com estes gigantes. No entanto, a analista prevê que as empresas industriais criem o seu próprio ecossistema, centrado em indústrias de peso, tais como a manufatura, construção e mineira.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.