Apenas 36% dos portugueses realizam compras online

A IDC, em conjunto com a Acepi, auscultaram os utilizadores portugueses e chegaram à conclusão de que a percentagem que confia na web para realizar compras de bens e serviços ainda é inferior a 50%

Apenas 36% dos portugueses realizam compras online

Embora 73% dos portugueses tenham acesso à internet, o “Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital em Portugal” revela que apenas 36% compram online. Esta percentagem deverá crescer até 2025, mas não será muito expressiva (59%).

Estes 36% de utilizadores que realizam compras online totalizaram 4,6 mil milhões de euros. Este número deverá chegar aos 8,9 mil milhões de euros em 2025. Para comprar, os portugueses preferem a China (56%). Segue-se o Reino Unido (40%) e Espanha (36%).

Na web, as preferências dos utilizadores estão voltadas para peças de vestuário e acessórios de moda (49,6%), equipamentos móveis e acessórios (47,8%) e equipamentos informáticos (35,1%). A nível de serviços, são os jogos digitais os grandes protagonistas (18,4%).

As empresas também estão a investir no online, e o volume de negócios efetuado por empresas e pelo estado alcançará os 710 mil milhões de euros. Além de ativas a comprar na web, as empresas querem ter uma presença online. As grandes empresas estão em peso, com 97% presentes online, enquanto para as médias empresas esta percentagem é de 81%.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.