CFOs reconhecem que alinhamento com CIOs é determinante para a transformação digital

O estudo “Modern Finance”, realizado pela Loudhouse, para a Oracle, aponta que 73 por cento dos responsáveis financeiros entendem que um relacionamento mais próximo entre os CIO e os CFO é determinante para obter uma transformação financeira bem-sucedida

CFOs reconhecem que alinhamento com CIOs é determinante para a transformação digital

Um estudo levado a cabo pela Oracle, em parceria com a Loudhouse Research, junto de 1905 decisores financeiros do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Emiratos Árabes Unidos e Arábia Saudita, aponta que o alinhamento em CFOs e CIOs é determinante para uma transformação digital no caminho certo.

O estudo permitiu concluir que perto de 40% dos responsáveis financeiros admitem que os seus departamentos são cada vez mais relevantes para o sucesso dos negócios das suas empresas. Aliás, 45% entendem que estão sob forte pressão para aumentar a produtividade. Assim, 44% afirmam que a sua empresa está cada vez mais focada no crescimento do negócio e 41% que lhes está a ser pedido para reduzirem os custos operacionais.

Mas a conclusão mais importante do estudo é a de que quase três quartos (73%) dos responsáveis financeiros reconhecem que um maior alinhamento entre CFOs e CIOs é crítico o sucesso da transformação financeira das suas empresas.

"Ao invés de adicionarem complexidade aos sistemas que já tão sobrecarregados, as empresas começam a compreender a vantagem de correrem as suas aplicações financeiras na cloud e de as poderem configurar para responderem às suas necessidades", indica Loïc Le Guisquet, presidente da Oracle.

O estudo revela ainda que os responsáveis financeiros admitem que a mudança foge cada vez mais do controlo das empresas, e é ditada pelas grandes convulsões económicas, geopolíticas, climatéricas e sociopolíticas, que estão a afetar o destino das empresas como nunca antes havia acontecido. Mais de metade (58%) dos responsáveis financeiros estão mais preocupados com os impactos das mudanças que acontecem fora das suas organizações, do que com os impactos internos da mudanças.

Assim, 44% apontam as mudanças macroeconómicas como o principal fator de risco, ao passo que 40% referem como principais motores externos da mudança o aumento da concorrência e os custos crescentes dos negócios.

 

Tecnologias adequadas

As equipas financeiras precisam de tecnologias capazes de acelerar um maior alinhamento entre departamentos e de ajudar a sua empresa a gerir melhor os riscos. Porém, o estudo revela que anos de customização deixaram as empresas com sistemas legacy complexos e inflexíveis, que estão muito perto do limite da sua capacidade de resposta e que dificilmente poderão suportar as mudanças que se avizinham. Os inquiridos apontaram que 61 por cento dos responsáveis financeiros customizaram os atuais sistemas, que foram crescendo em complexidade ao longo dos anos, enquanto 54% afirma que dificilmente estes sistemas poderão responder de forma eficaz às necessidades das suas empresas num futuro próximo.

Os sistemas configuráveis, que são mais fáceis de atualizar e mais flexíveis, estão a ganhar cada vez mais protagonismo, mas muitas empresas ainda demonstram alguma relutância em adotá-los, por terem a perceção de que é arriscado mudar para a cloud.

Os dados recolhidos indicam que:

  • 32% dos responsáveis financeiros calculam que os custos de gerir um sistema customizado durante um ano são superiores aos envolvidos na mudança para um sistema standard;
  • 74% (3/4) acreditam que a utilização de software financeiro na cloud é essencial para alcançar os seus objetivos mais amplos de transformação digital das suas empresas;
  • 74% também afirma que essa mudança lhes permitiria inovar de forma mais rápida e efetiva.

 

No entanto, as empresas resistem a esta mudança, já que 69% acreditam que mudar para aplicações financeiras standard e baseadas na cloud é um risco para as suas empresas; 45% afirmam que a crescente complexidade normativa é a principal razão da sua resistência à mudança; 37% entendem não existirem claros os benefícios e retorno doinvestimento; 30% admitem que a falta de alinhamento entre a área financeira e o resto da empresa é o principal obstáculo à mudança

 “A transformação digital de uma empresa implica níveis de colaboração mais elevados  entre cada um dos departamentos da empresa, desde o Marketing até aos Recursos Humanos. Para tal,  é preciso primeiro do que tudo alcançar um maior alinhamento entre os vários responsáveis pelas linhas de negócio, e cuja abordagem ao trabalho se irá refletir em toda a empresa", afirma Hugo Abreu, Country Leader da Oracle Portugal.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.