SAP quer possibilitar negócios em tempo real com investimento na IoT

A tecnológica planeia investir dois mil milhões de euros em Internet of Things nos próximos cinco anos

SAP quer possibilitar negócios em tempo real com investimento na IoT

A SAP anuncia planos de investimento de 2 mil milhões de euros durante os próximos cinco anos para ajudar as empresas e as entidades governamentais a beneficiarem da proliferação de sensores, dispositivos inteligentes e Big Data, que está a transformar os negócios através da Internet of Things (IoT). A SAP planeia acelerar a inovação do seu portefólio de soluções IoT, incrementar as vendas e o marketing, graduar o serviço, o apoio ao cliente e a co-inovação, assim como apoiar o crescimento do seu ecossistema de parceiros e startups do mercado de IoT, cujo valor alcançará os 250 mil milhões de euros em 2020.

“Com mil milhões de dispositivos conectados, temos agora o potencial de redesenhar a sociedade, a economia e o ambiente”, refere Bill McDermott, CEO da SAP. “O SAP HANA é a plataforma de dados que sabíamos ser capaz de melhor explorar a Internet of Things. A SAP está hoje a realizar mais um forte investimento exatamente para ajudar os nossos clientes a tirarem vantagem dos negócios em tempo real. Apenas a SAP capacita as empresas a inovarem desde o seu núcleo até aos extremos e redes do respetivo negócio”.

 

Da informação ao negócio em tempo real

Apesar das empresas e entidades governamentais terem um acesso sem precedentes a mais informação em tempo real, ainda têm dificuldade em interligar tudo, defende a SAP, ao longo das diversas localizações operacionais, unidades de negócio e equipas funcionais.

A SAP IoT pretende dar sentido ao Big Data a partir da multitude de coisas através de soluções de IoT, que aplicam a aprendizagem de máquina e integram o núcleo das aplicações de negócio SAP S/4HANA. A SAP IoT inclui soluções que ligam pessoas, parceiros, coisas e o ambiente físico, permitindo às organizações expandir e enriquecer os processos de negócio com inteligência em tempo real e em simultâneo. O objetivo é possibilitar negócios e sociedades ligadas, em áreas urbanas e rurais, abrangendo agronegócios, infraestruturas e indústrias de energia, saúde, defesa, produção industrial, grande consumo e transportes.

A SAP está a apresentar dois pacotes de soluções para a Indústria 4.0, com foco nas soluções IoT, para possibilitar que os clientes implementem estratégias de negócio digital, ambos já disponíveis e complementados pela aplicação SAP Distributed Manufacturing para serviços adicionais de fabrico via impressão 3D.

A SAP IoT, por sua vez, fornece um conjunto completo de tecnologia integrada, desde dispositivos de ligação até às aplicações de Internet of Things, rede de negócios e camadas de processos de negócios, melhoradas pela aprendizagem de máquina e análise preditiva. A SAP adquiriu a PLAT.ONE, um fornecedor de IoT que simplifica o processo de criar, implementar e gerir soluções de IoT complexas.

Também recentemente a SAP adquiriu a Fedem Technology, uma empresa norueguesa especializada em análises de engenharia avançada e construção de software para simulação dinâmica de múltiplos corpos e cálculo do tempo de vida de estruturas e sistemas mecânicos, que estão sob influência de cargas complexas. Com esta aquisição, a SAP planeia construir uma solução completa de IoT, na qual um avatar digital representa continuamente o estado dos ativos operacionais através de informação oriunda de sensores, substituindo a necessidade de inspeção física por uma inspeção digital.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 8 Julho 2017

IT INSIGHT Nº 8 Julho 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

+ NOTÍCIAS

HPE converge IT e OT em nova plataforma

Data Governance: o real valor da Informação

Gestão de dados: de tendência a necessidade

Ericsson lança Connected Vehicle Marketplace