SAP quer possibilitar negócios em tempo real com investimento na IoT

A tecnológica planeia investir dois mil milhões de euros em Internet of Things nos próximos cinco anos

SAP quer possibilitar negócios em tempo real com investimento na IoT

A SAP anuncia planos de investimento de 2 mil milhões de euros durante os próximos cinco anos para ajudar as empresas e as entidades governamentais a beneficiarem da proliferação de sensores, dispositivos inteligentes e Big Data, que está a transformar os negócios através da Internet of Things (IoT). A SAP planeia acelerar a inovação do seu portefólio de soluções IoT, incrementar as vendas e o marketing, graduar o serviço, o apoio ao cliente e a co-inovação, assim como apoiar o crescimento do seu ecossistema de parceiros e startups do mercado de IoT, cujo valor alcançará os 250 mil milhões de euros em 2020.

“Com mil milhões de dispositivos conectados, temos agora o potencial de redesenhar a sociedade, a economia e o ambiente”, refere Bill McDermott, CEO da SAP. “O SAP HANA é a plataforma de dados que sabíamos ser capaz de melhor explorar a Internet of Things. A SAP está hoje a realizar mais um forte investimento exatamente para ajudar os nossos clientes a tirarem vantagem dos negócios em tempo real. Apenas a SAP capacita as empresas a inovarem desde o seu núcleo até aos extremos e redes do respetivo negócio”.

 

Da informação ao negócio em tempo real

Apesar das empresas e entidades governamentais terem um acesso sem precedentes a mais informação em tempo real, ainda têm dificuldade em interligar tudo, defende a SAP, ao longo das diversas localizações operacionais, unidades de negócio e equipas funcionais.

A SAP IoT pretende dar sentido ao Big Data a partir da multitude de coisas através de soluções de IoT, que aplicam a aprendizagem de máquina e integram o núcleo das aplicações de negócio SAP S/4HANA. A SAP IoT inclui soluções que ligam pessoas, parceiros, coisas e o ambiente físico, permitindo às organizações expandir e enriquecer os processos de negócio com inteligência em tempo real e em simultâneo. O objetivo é possibilitar negócios e sociedades ligadas, em áreas urbanas e rurais, abrangendo agronegócios, infraestruturas e indústrias de energia, saúde, defesa, produção industrial, grande consumo e transportes.

A SAP está a apresentar dois pacotes de soluções para a Indústria 4.0, com foco nas soluções IoT, para possibilitar que os clientes implementem estratégias de negócio digital, ambos já disponíveis e complementados pela aplicação SAP Distributed Manufacturing para serviços adicionais de fabrico via impressão 3D.

A SAP IoT, por sua vez, fornece um conjunto completo de tecnologia integrada, desde dispositivos de ligação até às aplicações de Internet of Things, rede de negócios e camadas de processos de negócios, melhoradas pela aprendizagem de máquina e análise preditiva. A SAP adquiriu a PLAT.ONE, um fornecedor de IoT que simplifica o processo de criar, implementar e gerir soluções de IoT complexas.

Também recentemente a SAP adquiriu a Fedem Technology, uma empresa norueguesa especializada em análises de engenharia avançada e construção de software para simulação dinâmica de múltiplos corpos e cálculo do tempo de vida de estruturas e sistemas mecânicos, que estão sob influência de cargas complexas. Com esta aquisição, a SAP planeia construir uma solução completa de IoT, na qual um avatar digital representa continuamente o estado dos ativos operacionais através de informação oriunda de sensores, substituindo a necessidade de inspeção física por uma inspeção digital.

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.