Noesis aposta na analítica preditiva para transformar dados em valor

No Fórum “Data Science and Big Data in Digital Transformation”, organizado pela IDC Portugal em parceria com a Nova IMS e que teve lugar no passado dia 22, na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a Noesis convidou a Qlik e a Cloudera a explicar porque será a analítica preditiva um imperativo de negócio

Noesis aposta na analítica preditiva para transformar dados em valor

No evento, a tecnológica portuguesa apresentou-se com a Qlik e a Cloudera, os seus dois parceiros em big data e analytics, área onde está a investir fortemente, com especial enfoque em machine learning e inteligência artificial. Estas duas tecnologias estão a mudar o paradigma da análise dos dados, em direção a modelos mais preditivos, e a Noesis estabeleceu como prioridade levar esta nova inteligência ao mercado, desenvolvendo projetos assentes em tecnologias Qlik e Cloudera.

“Desde há um ano que sentimos que começa a existir no mercado um interesse muito forte pela implementação de projetos de Big Data e data science, bem como uma motivação muito forte para valor acrescentado, com modelos preditivos”, realçou Nuno Pacheco, diretor da área de BI da Noesis.

Christian Violi, channel sales director da Cloudera para o mercado mediterrânico, confirmou à IT Insight que estamos a evoluir do business intelligence (BI) para a analítica preditiva. O machine learning, enfatizou, “aprende com os dados” e permitirá “tornar o impossível de hoje no possível de amanhã”.

A Cloudera tem uma parceria global com a Qlik - sobre a plataforma open source de machine learning e analytics da Cloudera, a Qlik coloca ferramentas de navegação e visualização que tornam os dados inteligíveis e, portanto, interpretáveis.

Ricardo Ramos, principal competitive analyst da Qlik, sublinhou que, nesta fase de transição, em que “os dados valem cada vez mais dinheiro”, importa começar a extrair valor. “Quando quisermos tomar decisões vamos precisar de ajuda. O objetivo é que o machine learning e a inteligência artificial, em conjunto com a inteligência humana, deem origem ao que designamos de inteligência aumentada, que nos facilitará bastante a tomada de decisão”.

O representante da Qlik alertou que existem atualmente muitos dados desperdiçados dentro das organizações e que, além da tecnologia, importa ter o know-how. “Só conhecendo bem os dados, só através da devida literacia na análise dos dados é que conseguimos tirar realmente valor”.
 A Noesis é o maior parceiro tecnológico da Qlik, em Portugal, e, para Ricardo Ramos, a tecnológica distingue-se por “direcionar o conhecimento que tem de outras áreas de negócio para o analytics”, atuando com uma abordagem verdadeiramente holística, que se tem revelado “um grande sucesso junto dos clientes”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.