Atos e Quartet FS revelam nova aplicação de Big Data

Através da tecnologia Bull, a Atos e a Quartet FS uniram-se em torno de uma aplicação de Big Data que permita acelerar a análise de dados, melhorando o processo de tomada de decisão operacional às instituições financeiras

Atos e Quartet FS revelam nova aplicação de Big Data

Com a plataforma ActivePivot, a computação e banco de dados da plataforma in-memory da Quartet FS e as potencialidades únicas do servidor Bullion, o servidor x86 high-end da BULL, esta nova aplicação de Big Data visa oferecer ao setor financeiro um motor de computação optimizado para todos os tipos de métricas de risco (incluindo VaR, déficit esperado, CVA e P & L) e que permite às instituições financeiras adaptarem-se ao futuro regulamentar DRFB; a combinação de uma ferramenta de análise, simulação e apoio à decisão, numa plataforma escalável; a possibilidade de processamento de grandes volumes de dados (mais de 10 TB) e uma solução turnkey integrada.

"Este anúncio vem reforçar a nossa ambição e estratégia de apoio aos clientes na sua transição para Big Data. Para podermos responder às necessidades dos bancos optámos pelo Quartet FS ActivePivot, uma eficaz solução in-memory, que complementa o nosso servidor Bullion perfeitamente ", afirma Arnaud Bertrand, vice-presidente Sénior Grupo, responsável pelo Big Data & HPC da Atos.

A transição digital impões que as empresas tenham grandes volumes de dados para analisarem, como forma de calcularem e a visualizarem riscos e oportunidades.

Dado que a regulamentação financeira está a ser fortemente reforçada, os bancos não só têm que saber como calcular riscos, mas também serem capazes de verificar os resultados dos seus cálculos, a qualquer momento, a pedido das autoridades reguladoras.

Com o objetivo de de processar grandes volumes de dados com períodos de latência muito baixos, a tecnologia in-memory da Quartet FS tem a capacidade de oferecer simultaneamente estas duas visualizações agregadas numa única plataforma.

"Ao implantar o ActivePivot no servidor bullion é-nos permitido explorar toda a flexibilidade da arquitetura Java da plataforma. Ao combinar a nossa tecnologia de ponta na memória e a nossa experiência nas profissões de financiamento com a excelência da Atos no segmento de hardware, podemos oferecer às instituições financeiras uma solução completa para o cálculo e verificação de riscos numa base diária, como é exigido pelos regulamentos DRFB, com uma plataforma de hardware modular, adaptada às suas necessidades ", refere Georges Bory, co-fundador da FS Quartet.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.